Em fevereiro começa Mostra Cine Sesc Mulheres em Maceió

Mais que diversão, a sétima arte proporciona conhecimento, autonomia do senso crítico além promover a cultura aos quatro cantos do mundo. E falando em cinema, ele também faz parte do universo do Sesc. Em Alagoas a Mostra Cine Sesc inicia a temporada de exibições 2019, começando em fevereiro com a Mostra Mulheres.

A mostra que foi totalmente dirigida por mulheres trazendo uma sequência de filmes com temas envolventes que fazem parte do contexto social. Documentários, longas e curtas metragens que expõem drama, ficção, romance, dentre outros.

As exibições são gratuitas com sessões às quartas-feiras de fevereiro, na Unidade Sesc Centro, em Maceió, no horário das 12h30.

Confira a programação:

06/02
12:30 – Filme: Sinfonia da Necrópole
Origem: Brasil
Ano de produção: 2016
Duração: 84 min
Classificação: 10 anos
Direção: Juliana Rojas

Sinopse: O jovem aprendiz de coveiro Deodato está com seu emprego em risco. Os outros coveiros duvidam de sua capacidade para o trabalho. Seu tio Jaca tenta sensibilizá-lo para a função, mas é inútil: o trabalho aflige a Deodato, que tem aspirações artísticas. Prefere tocar o órgão da igreja escondido e vagar pelo cemitério escrevendo poemas. Após desmaiar durante um dos enterros, ele é chamado à diretoria, onde é confrontado por Aloizio, o administrador do cemitério.

13/02
12:30 – Filme: Cores e Flores para Tita
Origem: Brasil
Ano de produção: 2016
Duração: 92 min
Classificação: 12 anos
Direção: Susan Kalik

Sinopse: Ao documentar a foto-ativista, Andréa Magnoni, na construção de uma exposição em homenagem ao seu tio Renato “Tita”, homem trans morto em 1973, o filme aborda a Transgeneridade através dos fatos sobre o tio, que ela traz à tona: sua real identidade de gênero, um provável estupro, e as consequências que o levaram ao suicídio aos 15 anos. Construindo um diálogo entre o vilipêndio vivenciado por ele, há mais de 40 anos, e a luta contra a transfobia nos dias atuais, o filme traz à luz depoimentos de pessoas trans que foram fotografadas para a composição da exposição fotográfica homônima, realizada por Magnoni em maio de 2016. São quatro mulheres trans/travestis e quatro homens trans em diferentes idades e vivências, em depoimentos sobre suas conquistas, suas dores, descobertas e, principalmente, sua militância e a coragem de lutar para serem respeitados por serem quem são.

20/02
12:30 – Filme: Baronesa
Origem: Brasil
Ano de produção: 2017
Duração: 73 min
Classificação:
Direção: Juliana Antunes

Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

20/02
12:30 – Filmes: Fantasia de Índio, Aquele Disco da Gal e Òrun Àiyé – A Criação do Mundo
Duração: 55 min
Fantasia de Índio (Dir. Manuela Andrade, 17 min)
Sinopse: Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas atrás meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca.

Aquele Disco da Gal (Dir. Juliana Curvo e Diego Baraldi , 26 min)
Sinopse: Aquele disco da Gal apresenta a história da convivência entre Henrique e Nathalia, pai e filha, que ficam juntos no apartamento da família depois que a mãe, Mariana, decide sair de casa para morar com Bia, com quem já mantinha relação amorosa há algum tempo.

Òrun Àiyé – A Criação do Mundo (Dir. Jamile Coelho e Cintia Maria, 12 min)
Sinopse: Òrun Áiyé mostra a jornada de Oxalá para cumprir a sua missão, a criação do mundo. A animação será narrada pela figura do griot, representada através do historiador, Ubiratan Castro (1948-2013), carinhosamente chamado de Bira, que conduzirá a descoberta de sua neta, Luna, à memória viva que é o continente africano. Os deuses Orunmilá, Oduduwa, Exú e Nanã terão papel fundamental para o desfecho dessa história.

SERVIÇO

Mostras Cine Sesc
Mulheres
Dias: 06, 13, 20 e 27 de fevereiro
Horário: 12:30
Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro. Rua Barão de Alagoas, 229.
Entrada Gratuita

(Visited 1 times, 1 visits today)