• qui. mar 28th, 2024

Taquarana News

Notícias em Tempo Real

Tabaco e saúde bucal, entenda suas consequências

ByMariana W. Heike Tru

maio 20, 2021
Tabaco e Saúde Bucal

Estudos estatísticos mais atuais apontam para a redução no número absoluto de brasileiros tabagistas. Esses dados são especialmente positivos, uma vez que sugere que a população tem se atentado aos impactos negativos que o cigarro causa em todo o organismo. Mas você sabia que a correlação entre o tabaco e saúde bucal pode ser maior do que se imagina?

Muitas pesquisas mostram que o uso de cigarros e charutos podem causar danos aos tecidos dos órgãos, dando origem a uma vasta gama de doenças que vão desde problemas respiratórios a inúmeros tipos diferentes de câncer.

Esses dados sugerem que o tabaco é responsável, também, pela origem e complicação de múltiplas patologias bucais.

Guia de Conteúdo do Artigo

Como o uso do tabaco prejudica a saúde bucal

Estima-se que o cigarro possua mais de 4 mil componentes nocivos à saúde, entre eles estão o arsênio, o monóxido de carbono, o níquel, o polônio, a acetona, os resíduos de agrotóxico e muitos outros materiais prejudiciais.

Contudo, o que faz com que o hábito de fumar seja tão difícil de abandonar é a presença da nicotina, que também é considerada uma das substâncias mais letais do composto e é um material viciante.

Em conjunto com esse vício, existe um grupo de produtos químicos, como as nitrosaminas, o cádmio e os metais pesados, que são cancerígenos.

Essas substâncias estão diretamente relacionadas a doenças bucais que prejudicam toda a saúde do paciente e, como mencionado, podem favorecer a manifestação de diferentes doenças. Conheça algumas nos tópicos a seguir:

1.  Câncer de boca

Estudos mostram que a cada 10 pacientes que desenvolvem o câncer bucal, 8 são fumantes.

Esse risco se torna ainda mais grave quando o paciente tem o costume de consumir bebidas alcoólicas com regularidade em conjunto com o fumo.

Leia mais:   O mover de DEUS na minha vida - MEU TESTEMUNHO

Os componentes do cigarro, ao entrar em contato com os lábios, os tecidos internos da boca, a faringe ou a laringe, causam alterações nas células locais, gerando nódulos cancerígenos.

Alguns dos sintomas apresentados são:

  • Feridas que não cicatrizam;
  • Manchas escuras na língua, bochechas e gengivas;
  • Rouquidão sem motivo e que não passa;
  • Placas vermelhas ou brancas em toda a cavidade bucal e garganta;
  • Dor para mastigar ou engolir.

No entanto, é importante ressaltar que o sucesso de cura dessa doença é completamente proporcional a quão cedo ela é identificada.

Ainda assim, o diagnóstico é muito difícil, pois muitas vezes os sintomas passam despercebidos ou são confundidos com outros problemas.

Por isso, pacientes fumantes devem ter o cuidado redobrado com a saúde bucal e manter as visitas de rotina, com o dentista e o otorrinolaringologista, como prioridades no dia a dia, bem como realizar os demais exames de rotina com diferentes profissionais da saúde.

2.  Periodontia

A periodontia é uma doença causada pela infecção dos tecidos que dão suporte aos dentes e aos ossos maxilares.

Essa doença, quando agravada, pode gerar muitos problemas na saúde geral do paciente, como problemas cardiovasculares e o espalhamento da infecção para diversas outras partes do corpo.

Para se ter uma ideia, os pacientes fumantes possuem duas vezes mais risco de desenvolver essa inflamação bacteriana, além de apresentarem uma maior resistência aos tratamentos.

Isso se dá porque o tabaco causa interferências no sistema imunológico, deixando o corpo mais sensível e suscetível a patologias, causando a dificuldade da cicatrização gengival.

Inclusive, se o paciente tabagista precisar realizar o implante dentário ou a remoção de algum dente, ele deverá abrir mão desse hábito devido ao atraso na recuperação e o risco de contaminação bacteriana e o acompanhamento profissional deverá ser ainda mais cauteloso para evitar inflamações e infecções durante ou após os procedimentos.

Leia mais:   Cartão de crédito Nubank

3.  Halitose

O problema de mau hálito pode surgir por causa da falta da higiene adequada, dos costumes alimentares e, principalmente, do tabagismo.

Isso porque as substâncias encontradas nos cigarros causam a diminuição salivar e alteram a temperatura da cavidade bucal, o que desequilibra o pH e cria o melhor ambiente para a reprodução das bactérias responsáveis pelo odor desagradável.

A melhora na qualidade da escovação, a higienização em maior quantidade e o consumo mais frequente de água pode auxiliar no problema, mas apenas momentaneamente.

A melhor forma de solucionar a halitose é adicionando a essas ações, a interrupção do hábito de fumar, que já contribui para o mau hálito devido às substâncias que já apresentam odor mais forte.

4.  Hiperpigmentação dental

Atualmente, uma das maiores preocupações populares, tem sido em relação à aparência do sorriso e dos dentes.

Por conta disso, a procura por tratamentos que possibilitam dentes mais brancos e brilhantes, como o clareamento dental, tem aumentado consideravelmente em todo o país.

Outro efeito causado pelo tabagismo é o acúmulo da nicotina na superfície dos dentes e nos tecidos bucais. Essa fixação é responsável por deixar o esmalte dental com um tom amarelado ou manchado.

Esse elemento, ainda, pode acabar se infiltrando nas rachaduras e ranhuras dos dentes, tornando as manchas mais difíceis de serem removidas, mesmo com o auxílio dos procedimentos de higienização.

Desta forma, muitos pacientes tendem a optar por outros tipos de tratamentos, como o clareamento ou mesmo a colocação da lente dental, que também pode otimizar o alinhamento e coloração do sorriso.

Conforme o desejo, grau das manchas e quadro do paciente após o vício, o profissional orientará sobre quanto custa lente de contato dental e o clareamento, bem como as melhores indicações para atender a necessidade e desejo no decorrer do tratamento.

Leia mais:   Qual é o limite de pagamento de um boleto no BB? #shorts

Por isso, a melhor forma é avaliar junto ao profissional. Além disso, para evitar tantos riscos à saúde física e à beleza estética, o ideal é evitar e reduzir o consumo desses materiais.

Do mesmo modo, é possível avaliar as tendências de cuidado e procurar a ajuda de um médico ou dentista que possa acompanhar essa jornada para largar, de uma vez por todas, o tabagismo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Leia Também:

 

Rate this post

Mariana W. Heike Tru

Formada em Comunicação e Marketing, Gosto de escrever e externar sentimentos em letras e textos, Blogueira por paixão e Profissão. Não resisto a uma boa taça de vinho regada com Chocolate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.