Oportunidades de negócio e novas tecnologias marcam a 4ª edição do Seminário de Grãos

Consolidado dentro do calendário do agronegócio nacional, IV Seminário de Produção de Grãos traz para Alagoas grandes empresas e produtores rurais, técnicos qualificados do setor e pesquisadores reconhecidos de instituições como a Embrapa e universidades do país. A abertura ocorreu no Centro de Convenções de Maceió, na segunda-feira (12) e seu encerramento acontece nesta terça-feira (13).

Na palestra de abertura, o presidente da Emater de Goiás, Pedro Arraes, fez uma abordagem sobre novas ferramentas de agricultura de precisão, produtividade, oportunidades de mercado, sustentabilidade, o uso correto de insumos, mudanças climáticas e a importância da agricultura para alimentação da população.

“Alagoas tem um grande potencial para o crescimento da agricultura e especialmente para a produção de grãos, no caso da soja, e que tem um valor agregado para exportação tanto para o mercado interno, como para o exterior”, afirma o presidente da Emater de Goiás, um dos palestrantes do Seminário de Grãos de Alagoas.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Henrique Soares, a Comissão de Grãos vem cada vez mais consolidando a política de diversificação de culturas implementada pelo Governo do Estado, e o Seminário é uma oportunidade de apresentar resultados, conhecer casos de sucesso e novas tecnologias para o agronegócio.

“Os resultados de pesquisas e os investimentos que estão sendo feitos no Estado de Alagoas demonstram que a soja é a força de uma nova cultura e novas oportunidades em áreas que antes prevalecia a monocultura da cana de açúcar”, assegura Henrique Soares.

Hibernon Cavalcante, presidente da Comissão de Grãos de Alagoas, reconhece a importância do Seminário para novas iniciativas na diversificação da produção, principalmente porque vem atraindo o interesse de grandes produtores de outros estados que pretendem investir em Alagoas, como é o caso de empresários de Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Paraná e Rio Grande do Norte.

“O evento se torna regional, já que reúne grande produtores do país e pesquisadores e técnicos de vasto conhecimento na produção de grãos, o que dá a oportunidade de negócios tanto para o atual momento, quanto para o futuro”, explica Hibernon.

O IV Seminário de Grãos de Alagoas será encerrado nesta terça-feira com palestras, debates e homenagens e é destinado a gestores, produtores rurais e estudantes, numa iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), o Sebrae/AL e Embrapa.

Nesta terça-feira, serão apresentadas as palestras “Soja – resultados de pesquisa no Sealba”; “Plantio de soja no norte de Alagoas”; “Nutrição na cultura da soja”; “Manejo de solo para altas produtividades de soja”; “Agricultura de precisão”; “Plantio direto” e “Métodos de irrigação em grãos”.

Ascom – 13/11/2018

(Visited 4 times, 1 visits today)