• dom. abr 28th, 2024

Taquarana News

Notícias em Tempo Real

31228 hqdefault

Passo a Passo de Como Abrir uma Empresa MEI – Se você quer Abrir um MEI, faz esse  passo a passo junto comigo que você para vc Abrir MEI Gratuitamente   vai sair deste vídeo com o seu CNPJ na  mão, não tem segredo e nem custo nenhum! Aqui no Blog vc encontra conteúdo sobre empreendedorismo.https://guiapaga.com.br/passo-a-passo-para-abrir-mei-gratuitamente/

Muita gente acha que é preciso contratar um  contador para abrir um MEI, mas isso não é   verdade! Você mesmo pode fazer tudo pela  internet com um computador ou um celular.

Guia de Conteúdo do Artigo

Passo a Passo de Como Abrir uma Empresa MEI

Outro engano muito comum é que há  sites que oferecem o serviço por um   determinado preço, mas não caia nessa,  é totalmente grátis abrir o seu MEI!

O único custo que o MEI tem é uma taxa  referente ao imposto do governo que   deve ser paga mensalmente sempre no mesmo valor,   mas isso não tem nada a ver com o momento da  abertura, que é totalmente grátis mesmo! Ok? Então, vamos lá! Em primeiro lugar confira se  você se enquadra no perfil do   Microempreendedor Individual.

Algumas  categorias como médicos, dentistas,   psicólogos, advogados e engenheiros,  normalmente não podem ser MEI. O MEI pode exercer atividades de comércio,   indústria, prestação de serviço ou mais  de uma dessas categorias ao mesmo tempo. Por exemplo, se você produz alimentos  congelados e você mesma vende,   você se encaixa em indústria e comércio. Se você faz edição de vídeos, você presta  um serviço .

Pelo menos uma das atividades   da sua empresa deve constar na lista  de atividades permitidas para os MEI. Essa lista você encontra no gov.br/mei,  “quero ser MEI”, “ocupações permitidas”. Mas vou colocar o link da lista aqui
na descrição do vídeo para você também!

O MEI tem o faturamento limite de até 80  mil reais ao ano, não pode ter filial,   não pode ter participação como
sócio-titular ou administrador   em outra empresa e pode ter apenas 1  funcionário, além de você o empreendedor.

Leia mais:   Brasil tem fertilizantes até outubro garante ministra da Agricultura

Então, vamos a abertura do MEI!

  • Entre no site do governo, gov.br/mei, selecione “quero ser MEI”, em seguida “Formalize-se”.
  • Você será levado a página de acesso ao site do  governo, faça o login usando o seu CPF e senha. Se você ainda não tiver cadastro, faça  o seu selecionando “crie a sua conta”.
  • Feito isso, você verá a tela “portal do  empreendedor”, “inscrição MEI” e um campo   para inserir o número do recibo da sua  última declaração do imposto de renda.
  • Se você não tiver esse número em mãos,   dê um pulo no site da receita federal que  você encontra isso lá, na área do e-CAC. Caso você não seja um declarante do  imposto de renda, não tem problema!   Mais para frente o sistema vai
    pedir o seu título de eleitor. Preencheu aqui?

Então clique em “continuar”. Você será levado a uma tela que já  estará preenchida com os seus dados,   confira se está tudo ok. Se algum campo estiver em branco,  preencha com os seus dados. O nome da pessoa não pode ser alterado,
ele fica com seu nome de pessoa física,   mas você pode criar um nome fantasia aqui  mesmo se quiser, esse campo é opcional.

No campo “capital social” coloque o valor do  capital que você tem para abrir o seu negócio,   em “atividades” você vai ver as  opções disponíveis, as mesmas que   constam naquela lista que eu falei para  você consultar lá no começo do vídeo. Aqui, escolha a sua ocupação principal  e até 5 atividades secundárias,   se for preciso você poderá  editar essas atividades depois,   mas recomendo que você já coloque o máximo  possível para evitar um re-trabalho.

No campo “forma de atuação” selecione todas  as formas que o seu negócio irá atuar. Feito isso, preencha o endereço do
seu negócio, caso o seu negócio não   tenha um espaço físico você poderá usar o seu  endereço residencial em quase todas as atividades.

Tudo preenchido? Então, leia e aceite os termos de  responsabilidade CNAE e clique em “continuar”. Você verá uma tela com todos  os dados que você informou,   confira novamente e se estiver  tudo ok, clique em “confirmar”. Pronto!

Leia mais:   Como o mercado de itens de ferro superou a crise

O seu MEI está aberto, você verá  uma tela que permite baixar o CCMEI,   o Comprovante da Condição do  Microempreendedor  Individual, onde tem o número do seu CNPJ. Além do processo de abertura ser bem  simples, ser MEI tem várias vantagens,   você vai ter a licença para exercer as suas  atividades formalmente e assim transmitir   muito mais profissionalismo para os seus cliente.

Você tem acesso e apoio técnico do SEBRAE,  pode vender ou prestar serviços para o governo,   tem acesso a produtos e serviços bancários,  como crédito, pode emitir nota fiscal,   inclusive aqui no canal temos  vídeos explicando como faz.

E sendo MEI você tem direitos  e benefícios previdenciários   como aposentadoria por idade,  aposentadoria por invalidez,   auxilio doença, salário maternidade e  até pensão por morte para a família. Mas lembre-se que para garantir esses  benefícios você precisa estar em dia   com as obrigações do MEI, mas  não esquente, é pouca coisa. Inclusive, o MEI é a forma de empresa mais  desburocratizada que existe no Brasil,   justamente para incentivar os  pequenos negócios à crescer.

O que você não pode esquecer de fazer é  primeiramente pagar aquela taxa única mensal   que eu te falei, essa taxa é ótima, porque não há  surpresas na hora de pagar o imposto ao governo,   você paga o mesmo valor todo mês por meio
de uma guia de pagamento chamada DAS.

Hoje o valor da DAS gira em torno de R$ 50,00,   com pequenas diferenças dependendo  da atividade que você exercer.

Uma vez por ano este valor é atualizado,  quando houver ajustes no salário mínimo. Outra obrigação é que você também deve preencher  todos os meses um relatório mensal de receitas   brutas, é neste documento que você específica
as receitas brutas obtidas no mês anterior.

Leia mais:   Camex zera tarifas de importação de 30 produtos aeronáuticos

Você não vai precisar este documento ao governo,   mas ele te ajudará com outra obrigação:

A Declaração Anual do Simples Nacional. A DASN pode ser definida como um  imposto de renda específico para MEI,   ela é gratuita e você pode fazer pelo site  do gov.br, basicamente o que você precisa   fazer é informar o valor da receita do
ano anterior, fique ligado ao prazo,   pois a DASN deve ser entregue até o dia 31 de  maio de cada ano, se houver atraso haverá multa.

Agora eu quero saber de você: Qual foi o benefício  do MEI que te motivou a formalizar o seu negócio? Confira a seguir o vídeo sobre como emitir  nota fiscal. Abraço e até a próxima!

5/5 - (1 vote)