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Voos cancelados aumentam pós pandemia e preocupam passageiros em todo o Brasil

ByAgencia Multiwebdigital

maio 27, 2023
Voo atrasado e cancelado após covid

Desde o início da pandemia de COVID-19, o setor da aviação foi duramente impactado pelas restrições de viagens e medidas de segurança implementadas em todo o mundo. Com o avanço da vacinação e a retomada gradual das atividades, muitos passageiros esperavam uma normalização nos voos. No entanto, dados recentes mostram um aumento significativo nos voos cancelados, o que tem gerado preocupação e frustração entre os viajantes em todo o Brasil.

De acordo com informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), somente no último mês foram registrados um total de 3.500 voos cancelados em território brasileiro. Esse número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período pré-pandemia. A principal causa dos cancelamentos tem sido a instabilidade no cenário sanitário, com variações nas restrições de viagem impostas pelos estados e municípios.

Os passageiros têm enfrentado grandes desafios diante dos voos cancelados. Além do transtorno de terem seus planos de viagem alterados de última hora, muitos têm dificuldades para conseguir reembolsos ou reacomodações por parte das companhias aéreas. A falta de clareza e comunicação adequada por parte das empresas também tem sido um fator de grande preocupação para os passageiros.

Diante desse cenário, as entidades de defesa do consumidor têm se mobilizado para auxiliar os passageiros afetados. O Procon, por exemplo, tem recebido um aumento significativo no número de reclamações relacionadas a voos cancelados e está atuando na mediação entre os passageiros e as companhias aéreas, buscando garantir o cumprimento dos direitos do consumidor.

É importante ressaltar que, em casos de voos cancelados, os passageiros têm direitos assegurados. Segundo a Resolução nº 400/2016 da ANAC, as companhias aéreas são obrigadas a oferecer reembolso integral ou acomodação em outro voo, além de assistência material, como alimentação e hospedagem, em casos de atrasos superiores a 4 horas.

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Com a expectativa de uma retomada mais consistente do setor, é fundamental que as companhias aéreas reforcem suas estratégias de gerenciamento de voos e melhorem a comunicação com os passageiros, oferecendo suporte adequado em situações de cancelamento. Além disso, é essencial que os passageiros estejam cientes de seus direitos e busquem assistência junto aos órgãos de defesa do consumidor em caso de descumprimento.

À medida que o setor da aviação se adapta aos desafios impostos pela pandemia, espera-se que haja uma maior estabilidade e previsibilidade nos voos, proporcionando aos passageiros a confiança necessária para planejar suas viagens com tranquilidade.

Fonte:
– Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – https://www.anac.gov.br/
– Procon – http://www.procon.gov.br/
Indenizar: https://www.indenizar.com/

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