• sáb. maio 4th, 2024

Taquarana News

Notícias em Tempo Real

Como conseguir auxílio-doença

ByMarcelo Wagner

nov 28, 2022

Existem diversos benefícios concedidos pelo INSS, e um deles é o auxílio-doença. Ele é destinado a contribuintes que sofreram algum acidente ou estão enfrentando algum tipo de doença. E isso está impedindo o segurado de trabalhar por um período de tempo provisório.

Este benefício é um direito de pessoas que estão em atividade ou confiantes com o INSS. Porém, muitas dúvidas aparecem, e muitos não sabem se tem direito ou não. Existe também uma série de coisas burocráticas que estão confundindo a maioria das pessoas.

Guia de Conteúdo do Artigo

Como Saber se Tenho Direito ao Auxílio Doença?

Primeiramente você precisa saber o que é e quem pode solicitar esse bevnefício. Vamos lá:

O Auxílio Doença serve como uma licença remunerada de afastamento das atividades de trabalho, para que você possa se manter e receber uma assistência enquanto isso. Até mesmo uma pessoa com câncer que esteja feliz de forma autônoma pode ser coberta por este benefício.

Uma das regras é que a pessoa esteja confiante com o INSS no momento em que descobriu a doença. Ela não pode ter ocorrido após a descoberta da doença. Vale lembrar que os funcionários públicos têm regras próprias, e que caso queira informações, tem de procurar na repartição pública referente a seu caso.

Onde cai o dinheiro do auxílio doença?

O dinheiro é depositado em algum canal bancário selecionado pelo INSS. A carta de concessão do benefício chega por correios ou você pode consultar diretamente no site do Meu INSS. Caso você não queira este local escolhido pelo INSS, poderá fazer a solicitação para o dinheiro ser compensado em outro banco.

Leia mais:   Desempenho sexual baixo? Saiba tudo sobre os estimulantes sexuais

Onde receber auxílio doença?

Você receberá uma carta do INSS, caso o seu benefício seja concedido. Tão logo, ele indicará qual será o local que você deverá ir para receber os valores creditados. Basta ir até este banco indicado com um documento com FOTO, comprovante de residência e se possível a carta enviada pelo INSS.

Lá você poderá receber um cartão ou abrir uma conta para que mensalmente os valores sejam creditados.

Como saber em qual banco vou receber meu benefício?

Se você não recebeu por correio nenhuma carta falando sobre a concessão do seu benefício, deverá fazer o seguinte. Entre no APP ou no Site do Meu INSS, e para isso, é necessário ter o cadastro no Gov.Br para ter acesso.

Lá você terá todas as informações se o benefício foi concedido ou não para você. Você poderá esperar uma carta chegar, e nela estará indicado todas as informações e como proceder. O dia de pagamento também é informado e em qual banco, com agência mais próxima de sua casa.

Como receber o auxílio doença após perícia?

Se você quer saber o resultado ou já sabe que foi aprovado, você receberá uma carta em seu endereço informado ao INSS. Nela estarão todas as informações referentes a dados de pagamento, valores e locais a compareceram para receber.

Você também poderá acessar o MEU INSS e lá estarão todas as informações referentes ao histórico de créditos e dados de pagamento. E consulte também se o benefício foi concedido ou não.

Se você recebeu uma carta ou viu as informações pelo portal do MEU INSS, você deve dirigir os dados do destinatário na agência bancária. É recomendável levar os seguintes documentos para facilitar o atendimento:

  1. Documento de identificação com foto, recomendando ser RG ou CNH;
  2. Comprovante de residência (para fins de atualização cadastral);
  3. Carta enviada pelo INSS, ou impressão com o histórico de créditos.
Leia mais:   Pode fazer bike ergométrica todo dia?
Qual o prazo para receber o auxílio doença?

A depender do dia que foi concedido o benefício será a data que irá determinar o destinatário. Mas, não se preocupe, pois os dados geralmente ocorrem entre 15 a 45 dias. Se o seu benefício for aprovado antes do dia 20 do mês é bem provável que no início do mês seguinte você já receba.

Porém, se ele ocorrer depois do dia 20 do mês da perícia, você só irá receber o benefício no dia 20 do mês posterior. O tempo de concessão do benefício poderá ser determinado pelo perito analista. Algumas pessoas recebem de 15 dias a até anos…

Vale lembrar que você tem até 60 dias para ir ao banco receber os valores. Caso passe esse período, você deverá por meio do seu advogado previdenciário solicitar o pagamento por meio de PAB, para que os valores sejam liberados e sacados.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.