• dom. abr 28th, 2024

Taquarana News

Notícias em Tempo Real

Polícia faz ação contra furto de combustíveis em dutos da Petrobras

ByMariana W. Heike Tru

fev 23, 2022

Uma força tarefa do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (23), operação contra uma quadrilha especializada em desviar petróleo e combustíveis de dutos da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras. Policiais civis e integrantes do Ministério Público foram às ruas para cumprir dez mandados de prisão e 26 de busca e apreensão, em quatro estados. Além do Rio de Janeiro, a ação se estendeu ao Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco. Até o início da tarde, oito pessoas foram presas.ebcebc

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante de dois integrantes da quadrilha no município de Magé, na Baixada Fluminense, quando conduziam petróleo furtado. Com eles foram apreendidos telefones celulares, a partir dos quais os agentes desvendaram toda a estrutura da organização criminosa.

Segundo denúncia apresentada pelo MP, os dois presos eram empresários capixabas, suspeitos de liderar o esquema. De acordo com os policiais, a estrutura do bando era composta por três núcleos: um o responsável por efetuar a perfuração nos dutos com uso de equipamentos próprios; o outro, pela extração e transporte do petróleo e combustíveis subtraídos em caminhões, e, o último, composto por empresários receptadores do produto.

A Polícia Civil informou que a comunicação entre eles era feita por meio de aplicativo de mensagens, que também servia para planejar estratégias de atuação, principalmente em áreas remotas e no período da noites. O grupo era denominado “BR Ratobras” e possuía uma espécie de logomarca com a imagem de um rato portando um fuzil.

A ação desta quarta-feira foi batizada de “Operação Ratoeira”, e contou com integrantes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados da Polícia Civil em parceria com o Gaeco, Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público.

Leia mais:   Dicas para escolher a melhor torneira para sua cozinha

O furto de petróleo e derivados a partir da perfuração de dutos é classificado como crime de alta periculosidade social. Além de causar prejuízos econômicos às empresas e aos consumidores, a prática cria um risco concreto de vazamentos, incêndios, explosões e danos ambientais, colocando em perigo as comunidades vizinhas às áreas por onde passam os dutos, assim como ao meio ambiente.

Justiça Rio de Janeiro 23/02/2022 – 17:36 Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional Petrobras ROUBO DE PETROLEO Polícia Federal quarta-feira, 23 Fevereiro, 2022 – 17:36 3:03Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/justica/audio/2022-02/policia-faz-acao-contra-furto-de-combustiveis-em-dutos-da-petrobras

Rate this post

Mariana W. Heike Tru

Formada em Comunicação e Marketing, Gosto de escrever e externar sentimentos em letras e textos, Blogueira por paixão e Profissão. Não resisto a uma boa taça de vinho regada com Chocolate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.